PUBLICAÇÕES

Recomendar
MUNDIAL DE 2010

Campeonato Mundial de Futebol 2010 – Tecnologias de Segurança da DORMA nos estádios da África do Sul
Um evento extraordinário de segurança garantida por produtos de topo fabricados na Alemanha.

Trinta e duas Nações sonharão com a glória desportiva ligada a sua presença no Mundial de Futebol na África do Sul, de 11 de Junho a 11 de Julho. Nos bastidores do evento, nada foi deixado ao acaso na área da segurança: Todos os dez campos de futebol foram equipados com tecnologia de ponta, de modo a garantir que os fãs e os seus ídolos desportivos estejam sempre a são e salvo – tendo a maioria das portas, das saídas e dos sistemas de emergência sido fornecida pela DORMA.

Espalhados por todo o país, cinco estádios novos em folha – em Durban, Cape town, Port Elizabeth, Polokwane e Nelspruit – foram concluídos no ano passado de modo a estarem prontos para O Campeonato do Mundo. A firma de arquitectos alema Gerkan, Marg und Partner (GMP), através de sua filial da Cidade do Cabo, na capital legislativa da África do Sul , foi uma das que esteve arduamente envolvida no planemanto arquitectonico destes anfiteatros desportivos. Estes arquitetos de topo possuem uma longa e excelente reputação como especialistas no design de estadios e estao sempre empenhados em assegurar que os produtos que utilizam são tambem de fabricantes de topo que ofereçam excelência em qualidade.


Um dos estádios desenhados pela GMP para o Campeonato do Mundo da FIFA é o impressionante Estádio Moses Mabhida, cuja característica mais marcante é um arco de aço que, atingindo uma altura de 104 metros, abrange a arena inteira. Ate 70.000 fãs de futebol animados fluirão através das suas portas. E quando, a 13 de Junho, a equipa alemã tiver o seu jogo de estreia contra os australianos todos os presentes poderão contar com a fiabilidade e segurança oferecidos pelos produtos da DORMA.
Vejamos, por exemplo, o hardware de controle de porta: Os operadores de porta vaivém  e molas de piso invisíveis integrado servem para automaticamente abrir e fechar as portas do estádio para o máximo de comodidade e segurança. E este fabricante sediado em Ennepetal, na Alemanha, é também responsável por uma ampla variedade de elementos de vidro e acessórios instalados, para não mencionar de saídas de emergência e sistemas de controlo de escape. Naturalmente, as portas em toda a área VIP e o átrio presidencial também estão equipadas com sistemas de segurança da DORMA.

Se alguma vez se instalar o pânico num dos estádios, é vital que as pessoas apanhadas neste acontecimento rapidamente possam sair e encontrar segurança no exterior e o equipamento que permite isso deve ser totalmente fiável. Todas as saídas de emergência – normalmente bloqueadas para impedir o acesso por pessoal não autorizado – devem ser imediatamente libertadas. No caso das portas automáticas DORMA nos estádios do Mundial da África do Sul, os controles electrónicos asseguram que abertura seja possível em todos os tempos – e sem falhas.

No entanto, os especialistas da segurança  não se limitam a confiar apenas na utilização de sistemas electrónicos: A segurança de pânico e emergência é também garantida por sistemas operados manualmente – barras de empurrar que necessitam apenas de ser levemente pressionadas para abrir de escapar ao perigo.

Ennepetal. Junho 2010

 

 

 
     
 
design binário