PUBLICAÇÕES

Recomendar
PENSE VERDE
A questão da sustentabilidade tem vindo a tornar-se cada vez mais importante no planeamento das novas construcões  e na arquitectura moderna. Medidas activas para evitar a mudança climática e a introdução de tecnologias específicas para economizar energia são amplamente aceites e reconhecidas como necessárias por amplos sectores da nossa sociedade. Há um ano atrás foi atribuído um novo significado a este sector de esforço energético  quando o Presidente Norte-Americano apelou a uma coligação global para a protecção do nosso planeta. Barack Obama dá o exemplo ao obrigar muitos dos edificios publicos e privados do seu próprio País a processar a energia de forma mais eficiente, Na Alemanha, cerca de um terço do consumo energético primário e ainda atribuido ao ramo imobiliário.

A fim de controlar o problema da energia e do CO 2 estão a ser definidos novos padrões de eficiência energética dos edifícios. Cada vez mais, certificados e outras provas documentais detalhando as credenciais de sustentabilidade da propriedade devem ser apresentados no sentido de credibilizar os mesmos. Para complementar os sistemas de verificação já bem estabelecidos no mercado, tais como o LEED (EUA) e BREEAM (UK), o certificado de sustentabilidade do DGNB (Conselho alemão de construção sustentável), introduzido em 2008, tem-se tornado também amplamente aceite pela comunidade internacional.

A DORMA tem sido defensora do pensamento "verde". Produzindo, mas respeitando o meio -ambiente  com materiais de qualidade superior, os produtos DORMA primam sempre pela alta qualidade e a longevidade. É precisamente por esta razão que muitos produtos DORMA são preferencialmente escolhidos por arquitectos, particularmente em projectos relacionados com a sustentabilidade. O centro de Legacy Aldo Leopold nos EUA, projectado pelos The Kubal Washatko Architects e concluída em 2007, ganhou já vários prémios relacionados com a sustentabilidade e  bateu o recorde em garnering 'LEED Platina', com uma pontuação de 61 em possíveis 69 pontos que ainda hoje se encontra valido. Os produtos de controle de porta para este edifício são da DORMA.

Somando a isto, muitas medidas foram introduzidas em vários sites da DORMA por todo o mundo a fim de conservar os recursos, não só para ajudar a proteger o ambiente, mas também para melhorar a relação eficiência - preço. Por exemplo, apenas pela optimização das mercadorias em  operações, reduziu significativamente o número de entregas de camião, reduzindo as emissões de CO 2 em 36 por cento. Estas medidas poderiam ter passado despercebidas no passado, mas com a crescente importância da questão da sustentabilidade necessitarão agora de ser documentadas.

A DORMA apresentou detalhadamente o seu compromisso perante a sustentabilidade numa nova brochura intitulada “Think Green”, que tem em mente a comunidade de especialistas nesta matéria.

Tomando o exemplo do Varioline de KT porta giratória e o sistema de partição MOVEO Glass, a publicação demonstra como a DORMA é capaz de oferecer produtos que satisfaçam os requisitos mais elevados no que se refere à sustentabilidade. As portas giratórias de três e quatro folhas oferecem soluções integradas de modo a optimizar o balanço energético do edifício no qual se encontrarão instaladas.

E o sistema flexível de divisórias de vidro MOVEO também é capaz de oferecer aos edifícios inúmeras vantagens. Com um coeficiente de baixa condutividade térmica, o sistema ajuda a reduzir os custos de energia. A possibilidade de utilizar a luz do dia, através da transparência destas paredes de vidro móveis, juntamente com o bom isolamento acústico também reforça a sensação de bem-estar dos utilizadores do edifício.

A DORMA tem como objectivo contribuir o melhor possível, dentro da esfera de influencia da empresa, para a construção da sustentabilidade. Todos os seus produtos, principalmente os de nova geração  tem de respeitar os requisitos e exigências actuais a esse respeito. A DORMA fabricante de produtos e sistemas para portas também está prestes a enviar um sinal do seu compromisso com esta causa: na sua sede e centro de produção principal em  Ennepetal, na Alemanha, estão a fazer-se preparativos para introduzir não só um sistema de gestão ambiental em conformidade com a norma EN ISO 14001, mas também um sistema de gestão de energia EN 16001.

Ennepetal, 31 Maio, 2010
 
     
 
design binário